Translate

quinta-feira, 16 de maio de 2019

18 de maio - Semana de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



Psicóloga Danielle Fortes
Nesta quinta-feira (16), o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, realizou palestra na Escola Municipal Maria Estella Rodrigues Ferreira, nos turnos matutino e vespertino,  sobre o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na palestra, a Psicóloga Danielle Fortes destacou a importância da prevenção. “O combate e punição devem ocorrer após encaminhamento das denúncias, mas não podemos deixar de lado a mais importação ação contra esse tipo de violência: a prevenção”, destacou, reafirmando a necessidade do serviço Disque 100 ser utilizado pela sociedade. O serviço é gratuito, ininterrupto e sigiloso. A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual.
Coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS
Elane Diniz
O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes. 
Muita gente confunde o significado do abuso sexual com a exploração sexual. São duas coisas diferentes. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor como “ferramenta” de satisfação sexual.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000. Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.













Nenhum comentário:

Postar um comentário