Translate

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Palestra sobre o Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes para os idosos do grupo PAIF

Nesta tarde de quarta-feira (15), no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, foi realizada palestra sobre o Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes para os idosos do grupo PAIF, ministrada pela Assistente Social Rita de Cassia Nery, explicou que a violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. 
 A Campanha de prevenção acontece todos os anos devido ao 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli".
Disque 100 para denúncias





Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 
A proposta do "18 DE MAIO" é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.




18 de maio: Projeto Trilha da Proteção

Equipe Volante do CRAS
Nesta tarde de quarta-feira (15),  o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, através da equipe volante, levou o Projeto Trilha da Proteção para as Escolas Municipais da Agrovila AR 08, Escola Municipal Afro Antônio dos Santos e Escola Municipal Cantinho Feliz (Educação Infantil),  trabalhando a prevenção de violência sexual contra crianças de 4 a 07 anos, apresentando a literatura Pipo e Fifi,  livro infantil que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas.
De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. A Assistente Social Silvana Lima, explicou sobre as partes íntimas, de maneira divertida sobre o Toque Sim e Toque não, que o corpo é muito especial e temos que proteger de qualquer mal, a criança tem o direito de dizer não e viver feliz como criança, se acontecer algo ruim, deve contar para um adulto de confiança, ressalta Silvana. A manhã foi bastante animada, e mesmo se tratando de um assunto sério, a equipe conseguiu proporcionar boas risadas aos alunos e repassar através do diálogo e atividades a mensagem mais importante de forma simples e descomplicada, ensinando a diferenciar toques de amor de toques abusivos.















Projeto Trilha da Proteção: Prevenção da Violência Sexual na Infância

Assistente Social Silvana Lima
Nesta quarta-feira (15), o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, através da equipe volante, levou o Projeto Trilha da Proteção para as Escolas Municipais da Agrovila AR 07, Escola Municipal Semente do Amanhã ( Educação Infantil) e a Escola Municipal Estevão Rodrigues Barbosa (Primeiro ano), a Assistente Social Silvana Lima trabalhou a temática da Semana de Prevenção em alusão ao dia 18 de maio, com o Tema: Prevenção da Violência Sexual na Infância, de forma lúdica, através do Projeto Trilha da Proteção.
Alunos das Escolas Municipais
Semente do Amanhã ( Educação Infantil) e
Escola Municipal Estevão Rodrigues Barbosa (Primeiro ano)

A equipe apresentou o l
ivro infantil  Pipo e Fifi que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 4 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas, através do diálogo e atividades a mensagem mais importante de forma simples e descomplicada, ensinando a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda. 
A Assistente Social Silvana Lima ressaltou: " O abuso sexual contra crianças é um assunto que deve ser tratado com os filhos, o segredo é falar de forma clara e transparente, mas usando a linguagem da criança." 
















18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Assistente Social e
Coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS
Elane Diniz e Assistente Social Rita de Cassia Nery
Nesta quarta-feira (15), o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, da continuidade as atividades de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a equipe esteve na Escola Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, palestrando sobre a problemática, as Assistentes Sociais Rita de Cassia Nery e Elane Diniz, também coordenadora do Programa Primeira Infância no SUAS e sua equipe de visitadoras. A Semana de Prevenção, segue para quebrar este silêncio! Com uma forte mobilização nas escolas e na mídia, a campanha sensibiliza os alunos e população para o tema e suas consequências, com peças que retratam a violência, orientam sobre o assunto e informam os principais canais de denúncia.
Escola Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas
O abuso sexual infantil pode estar mais próximo do que você imagina! Com o objetivo de comover a sociedade para as consequências que o abuso sexual infantil causa às vítimas, a campanha leva para diversos locais os principais sinais que podem revelar possíveis casos de abuso contra crianças e adolescentes, bem como os traumas advindos da violação. Dessa forma, casos em todo o País poderão ser identificados com mais facilidade, denunciados e tratados. Independente da frequência o abuso sexual deixa marcas para a vida toda! Todos somos responsáveis por quebrar o silêncio e mudar essa realidade. Abuso sexual é crime e deve ser denunciado.





Dialogar é Prevenir:Semana de Prevenção e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Psicóloga Danielle Fortes 
Palestra turno matutino
O Centro de Referência de Assistência Social -CRAS, trabalha nesta semana em alusão ao Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 17 anos muitos municípios do nosso país. A Semana de Prevenção é proposta do "18 DE MAIO"  destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.
Assistente Social Michele Rezende
Palestra turno vespertino
É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Hoje equipe técnica esteve presente na Escola Joana Lima Rezende, o
 principal objetivo da visita às escolas, é prevenir e combater o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a palestra foi ministrada pela Psicóloga Danielle Fortes e a Assistente Social Michele Rezende, o tema abordou questões alusivas à afetividade, como o carinho e o toque saudáveis, alertando ao que pode ser caracterizado como violência sexual e quando devem desconfiar e alertar às pessoas de confiança.
Alunos da Escola Joana Lima Rezende
Turno matutino

Alunos do turno vespertino