Translate

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Chá da Tarde: Comemoração do Dia das Mães


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, realizou nesta quarta, 08 de maio, Chá da Tarde, uma confraternização do Dia das Mães. No evento foram realizadas homenagens, realização de um bingo com prêmiações de presentes doados pelos comerciantes e vendedores do município e sorteio de uma cesta básica tamanho família.
A confraternização contou com as presenças, da secretária de Desenvolvimento Social, Sra. Jislaine Kelli, que enfatizou e agradeceu o apoio do Exmo. Prefeito Sr. Geraldo Jackson; das famílias acompanhadas pelo PAIF  e do Programa Primeira Infância no SUAS beneficiárias do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada - BPC LOAS, das equipes do CRAS e da Primeira Infância no SUAS,  com apresentação do cantor Edinho, música ao vivo, as mães cantaram com alegria as músicas em sua homenagem.



Coordenadora do CRAS Jaciara Pergentino e Secretária de Desenvolvimento Social Jislaine Kelli

Equipe do CRAS e Equipe da Primeira Infância no SUAS 



 





Cantor Edinho


Projeto Trilha da Proteção: Prevenção da Violência Sexual na Infância


Nesta quarta-feira (08), o Centro de Referência de Assistência Social, através da equipe volante esteve na aldeia Atikun, levando o Projeto Trilha da Proteção, trabalhando a prevenção de violência sexual contra crianças de 3 a 07 anos, apresentando a literatura Pipo e Fifi,  livro infantil que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção. Na Semana de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (13 a 17 de maio), a equipe volante leverá o projeto para as escolas de educação infantil da zona rural do município, a Assistente Social Silvana Lima ressalta: "Se a criança contar para você, procure ouvi-la. Tente mostrar um semblante acolhedor e enfatize que você acredita na criança, deixando bem claro que ela não é culpada por qualquer coisa que tenha sido obrigada ou tenha aceitado fazer." Abusos cometidos por estranhos envolvendo violência física extrema são mais raros. O abuso sexual, na maioria das vezes, é cometido por uma pessoa da convivência da criança, na qual ela confia e tem sentimentos de afeto. As estatísticas brasileiras demonstram que, entre os adultos de convivência, o pai, o padrasto, avô, tio, um amigo da família, vizinho e irmão mais velho são os agressores sexuais mais frequentes, apesar de existirem casos em que os agressores sejam do sexo feminino. Os casos de abuso sexual infantil começam lentamente, apenas com a prática de "carinhos", trocas de presente, brincadeiras íntimas que raramente deixam lesões físicas, passando mais tarde para outros níveis mais íntimos de contato.
Indígenas da Aldeia Atikun