Translate

sábado, 17 de janeiro de 2015

Primeira Bienal de Arte e Cultura

A primeira Bienal de Arte e Cultura de Rodelas foi realizada pela Associação Cultural de Rodelas - ACR Verde Rio – com o apoio da Prefeitura Municipal deste município, no dia 17 de Janeiro e teve a participação, além de Rodelas, do município de Belém do São Francisco.
Sobre a rica Cultura de Belém do São Francisco, falaram: Núria Granja Caribé, que é Diretora Cultural daquele município, além de Ginaldo Alves que é Historiador Cultural e Léo Carvalho, que também Historiador Cultural e Vereador naquele município.

Durante todo o dia foram realizadas apresentações de Teatro do GUTERCHAPLIN, com a Direção do Ator Rangel Amaral e exposição de equipamentos e Projetos de Trabalhos da CIPE Caatinga, Equipe do Capitão Ramon, com grande sucesso!

 O Estudante Elysson Soares levou o seu Projeto “Memória Viva de Rodelas”, com fotos e vídeos.

A Artesã Abgail Almeida mostrou seu trabalho e o Artista Plástico Roberto Cruz, mostrou a riqueza indígena Tuxá.

A motivação despertada pelo evento levou a um acordo para a realização de outra bienal, sob a coordenação de Núria Granja Caribé em Belém do São Francisco, com data a ser anunciada em breve.

Sobre este evento cultural em Rodelas, assim comentou Clemilton Cunha, chefe do Gabinete do Prefeito Emanuel Rodrigues, de Rodelas:

“Com representantes dos municípios de Belém de São Francisco-PE e Rodelas/BA, a 1ª Bienal Regional de Arte e Cultura realizada no último dia 17 de janeiro, foi marcada pela nostalgia, com vídeos e imagens da velha cidade de Rodelas e do carnaval dos bonecos gigantes de Belém de São Francisco de modo que o debate girou em torno de não dissociar a Cultura do Turismo, no sentido de alavancar o desenvolvimento da região, onde o resgate cultural e artístico dos municípios que fazem parte do território de Itaparica se faz urgente.
A proposta levantada seria a formação de um consórcio intermunicipal para que possamos atrair investimentos para a região e explorar este vasto território rico em diversidade natural e cultural, como exemplo do próprio Lago Luiz Gonzaga no Rio São Francisco e o Raso da Catarina que nos revelam infinita diversidade.
Como encaminhamento no final, discutiu-se a possibilidade de um segundo encontro no município de Belém de São Francisco, onde iremos aprofundar a idéia e buscar caminhos para o desenvolvimento desta região do território de Itaparica”.
Célia Almeida, educadora e pesquisadora da história da região, prestando serviço à gestão do Prefeito de Rodelas, “a primeira Bienal de Arte e Cultura de Rodelas foi marcada por diversas atividades com o objetivo de chamar a atenção da população para a arte e a cultura da nossa região.

Foram exposições, teatro, poesia, vídeo e palestras. Foi um dia muito produtivo de muita participação popular e com grande expectativa de outros encontros para promoção da cultura da nossa região”.
A Bienal Regional de Arte e Cultura de Rodelas marcou também o lançamento oficial da ACR Verde Rio – Associação Cultural de Rodelas, formada por um grupo de entusiastas pela cultura e arte de Rodelas, coordenada por Valdomiro Nascimento e do qual fazem parte Alan Barros, Aline Nery, Aminha Silva, Célia Almeida, Clemilton Cunha, Edy Carlos Vieira, Jará Nery, Kerlly Souza, Márcio José, Marly Souza, Osvaldina Fonseca, Raquel Gomes, Tuta Sena, Uelson Nascimento e Valdomiro Nascimento.
 A ACR Verde Rio, cujas ações também estão voltadas para o desenvolvimento regional do município de Rodelas, apresentou os projetos que vai defender para alcançar esses objetivos. São estes os projetos apresentados pela ACR – Verde Rio:

- Desenvolver Projetos Culturais;

- Criar movimentos Culturais e Sociais;

- Criar um Memorial do Município;

- Criar uma Câmara de Diretores Lojistas;

- Divulgar e ajudar o Raso da Catarina;

- Desenvolver vários Cursos, Encontros, Seminários e Treinamento para a População;

- Ajudar na Associação de plantadores de Coco;
- Criar mecanismos para ajudar os Catadores de coco;
- Criar Grupos de Dança;

- Fortalecer Grupo de Teatro Amador GUTERCHAPLIN;

Segundo o coordenador da Associação Cultura de Rodelas, Valdomiro Nascimento, “além destes há ainda muita coisa que a ACR Verde Rio pretende realizar e este primeiro encontro cultural, esta Bienal, que foi um grande sucesso, é um marco importante nessa nossa caminhada. Ficamos felizes pelo que aconteceu neste sábado e continuamos na busca dos nossos objetivos”, concluiu Valdomiro Nascimento.

1ª Bienal de Arte e Cultura de Rodelas

Estudante de História, Elysson Soares
Estudante de História, Elysson Soares



1ª Bienal de Arte e Cultura de Rodelas








Nenhum comentário:

Postar um comentário