Translate

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

OFICINA LINHA DA VIDA: Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Nesta quinta-feira (07), a equipe volante, Assistente Social Silvana Lima e Educadora Social Tamires, realizou na Aldeia Atikun, a Oficina Linha da Vida, com participação d Enfermeira Mayane da Saúde Indígena, tivemos um diálogo para problematizar o fenômeno da gravidez na adolescência na comunidade, buscando compreender contextos, circunstâncias, motivações e suas implicações nas trajetórias de vida. Iniciamos com a abordagem do papel feminino e masculino na sociedade, analisar desafios e potencialidades com foco na promoção e atenção à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e identificar possíveis caminhos para atingir aquelas e aqueles que estão em contextos de maior vulnerabilidade. A gravidez na adolescência é, muitas vezes, a causa e a consequência de violações que podem comprometer a capacidade de uma menina em exercer seus direitos à educação, saúde e autonomia. 


 
 
 

CINE CRAS: I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Nesta quinta-feira (07), o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS finaliza os encontros com os adolescentes, apresentando no CINE CRAS o Filme Juno, interpretada brilhantemente por Ellen Page, é uma menina de 16 anos que tem alguns hobbies, estuda, e fica grávida do seu melhor amigo, um atleta da escola, após apenas uma relação sexual. Desesperada, tentando absorver aquela no realidade, entender como tudo aconteceu e avaliando como vai lidar com a gravidez, ela conclui que não tem condições de encarar a maternidade e criar uma criança sozinha.
Após cogitar o aborto como alternativa, já que este é legalizado no país em que vive, Juno desiste da ideia e decide que vai dar o bebê para adoção. Ela conta com a ajuda do pai e da madrasta na difícil tarefa de escolher os pais adotivos de seu filho buscando uma família perfeita. O interessante deste filme é que aborda o assunto aborto e a possibilidade de não enfrentar a maternidade e a criação da criança. Abordar a gravidez na adolescência é uma forma de trazer a realidade e mostrar como a prática sexual desprotegida pode gerar consequências graves.