Nesta quinta-feira (14), às 9 horas, o CMDCA de Rodelas realizou uma reunião para discutir e organizar a realização da II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na pauta a reunião foi dirigida para o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, um dos principais entraves para que as resoluções de conferências se desdobrem em política públicas é a fragilidade dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), bem como dos estaduais, do distrital e do próprio Conanda. Com poucos recursos humanos e materiais, a função de cobrar do governo a efetivação das propostas fica limitada.
O CMDCA "Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, lembra que profissionais não ligados diretamente à rede de proteção da infância e da adolescência podem ser grandes conhecedores dos problemas da área. “Como os agentes comunitários de saúde, que visitam comunidades, famílias e conhecem as crianças e os adolescentes de sua área de atuação”, as escolas também são um ambiente importante para mobilizar participantes, tanto adolescentes quanto educadores. Conselheiros tutelares e equipe técnica do CRAS são também outro público indispensável, lembra também a importância de garantir a presença de gestores públicos na deliberação e agradece a participação dos mesmos ajudando a elaborar um plano mais adequado à realidade e às possibilidades do município”.
A II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizar-se-á no dia 20 de maio, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Rodelas através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.